FERREIRA DO ALENTEJO

Vila tipicamente Alentejana, pertencente ao distrito de Beja, Sede de concelho, que se situa numa zona calma e rica pela sua história, gastronomia e costumes.

Com uma localização de excelência, encontra-se a 23 km de Beja, a 100 km de Sines, a 86 Km de Espanha, a 150 km de Faro, Capital da Região Algarvia e a 157 km de Lisboa, Capital de Portugal.

O Património edificado de Ferreira do Alentejo é bem interessante, com uma forte componente religiosa, incluindo a Igreja Matriz (do século XVI), as Igrejas de Nossa Senhora da Conceição (que possui uma imagem da padroeira que acompanhou Vasco da Gama na descoberta do caminho marítimo para a Índia e azulejos únicos do século XVII), a qual por motivos de segurança se encontra exposta na Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia (do século XVI, ostentando o bonito pórtico Manuelino da demolida Capela do Espírito Santo), a Capela do Calvário, ou a Capela de Santa Maria Madalena, considerado o ex-libris da vila de Ferreira do Alentejo.

Trata-se de uma pequena Igreja com uma arquitetura singular.

As paredes exteriores desta estrutura cilíndrica apresentam pedras negras, cravadas ao natural, que assinalam a versão bíblica do lançamento de pedregulhos pelo povo hebreu ao Salvador, durante a via-sacra e o caminho do Calvário.

  • IGREJA DA MISERICÓRDIA/ MUSEU DE ARTE SACRA
  • IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
  • IGREJA MATRIZ OU DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

Apesar das sucessivas remodelações que sofreu ao longo dos anos, a Igreja Matriz ou de N.ª Sr.ª da Assunção, já mencionada em documentos do século XIV, apresenta na sua fachada principal uma interessante porta encimada pelo símbolo dos cavaleiros da Ordem de Santiago do Espada, patronos desta vila a partir do século XIII.

CAPELA DO CALVÁRIO OU DE SANTA MARIA MADALENA OU IGREJA DAS PEDRAS

MUSEU MUNICIPAL

Espaço dedicado ao estudo, divulgação e conservação de bens culturais que representam o modo de vida do concelho.

Destaque para a coleção de arte sacra da antiga Igreja da Misericórdia.

REGIÃO

BARRAGEM DE ODIVELAS

Situada perto da aldeia com o mesmo nome, a cerca de 15 km´s de Ferreira do Alentejo.A Barragem de Odivelas é uma das seis maiores barragens do Baixo Alentejo. Oferece boas oportunidades de observação de aves, convidativo à prática de desportos náuticos, ao parque de merendas onde poderá beber uma bebida refrescante e ver o pôr-do-sol no bar de apoio.

PEROGUARDA

Venha conhecer uma das aldeias mais típicas da região, terra de Michel Giacometi.

CASTELO DE BEJA

Este castelo apresenta características de uma fortificação portuguesa, embora as suas origens remontem à era romana. Foi modificado e ampliado ao longo de séculos e utilizado pelos Árabes como posto defensivo contra os Portugueses que acabariam por reconquistar Beja no século XIII. A torre de menagem – um dos elementos mais notórios do castelo – foi mandado erguer pelo Rei D. Dinis em 1310 e é considerado um dos mais importantes exemplos de arquitetura medieval do país.

CASCATA DO PULO DO LOBO OU PULO DO LOBO

É uma  queda de água (cascata)  portuguesa que se localiza no rio Guadiana, a cerca de 18 km a norte de Mértola ,distrito de Beja, região do Alentejo e sub-região do Baixo Alentejo. Esta cascata dá forma à mais alta queda de água do sul de Portugal. A cascata do Pulo do Lobo é formada pelas águas do rio Guadiana, a montante da cidade de Mértola, tem águas claras e cristalinas que se precipitam de uma queda de mais de 20 m de altura perdendo-se num mar de espuma pelo meio de uma garganta rochosa de donde desaguam depois para dar lugar a um lago de águas serenas. As margens neste local apresentam-se altas e pedregosas, e tão apertadas que deram origem a uma lena que afirma que um lobo em caça as transpõe de um salto. Situada a cerca de 70 Km´s de Ferreira do Alentejo.

RUÍNAS ROMANAS DE PISÕES

Situadas na Herdade da Almagrassa, a cerca de 10 km da cidade de Beja, encontram-se as ruínas romanas de Pisões. As escavações puseram a descoberto uma grande villa romana com mais de quarenta divisões, assim como ricos elementos decorativos nos pavimentos e nas paredes. Também existiu um tanque, uma piscina e banhos termais junto a esta casa, que é vista como um dos melhores exemplos de termas romanas do país.   

RUÍNAS ROMANAS DE CUCUFATE

As ruínas romanas de Cucufate estão datadas do século I d. C., consideradas como um centro de exploração agrícola, que foi crescendo até ao século IV, onde poderá ter sido a residência do proprietário, com estruturas para transformação e armazenamento dos produtos agrícolas.

Após o declínio do Império Romano, este local continuou a ser habitado, até aos finais do século XVIII, como parece ter sido antes da ocupação romana, a julgar pelos vestígios encontrados durante as escavações arqueológicas, num continuo aproveitamento da riqueza destes solos e da abundância de água. Situadas a cerca de 35 km de Ferreira do Alentejo.

BARRAGEM DE ALQUEVA

A Barragem de Alqueva é a maior barragem portuguesa da Europa Ocidental, situada no rio Guadiana, no Alentejo interior, perto da aldeia de Alqueva. A construção desta barragem permitiu a criação do maior reservatório artificial de água da Europa. Situada a cerca de 80 km de Ferreira do Alentejo.

RAIAS DA COSTA ALENTEJANA

Localizadas a cerca de 70 km de distância de Ferreira do Alentejo, no concelho de Grândola, venha conhecer e relaxar nas fabulosas praias, donas de uma beleza única e irresistível, tais como a praia do Pego, do Carvalhal, de Melides e entre outras.