FERREIRA DO ALENTEJO
Vila tipicamente Alentejana, pertencente ao distrito de Beja, Sede de concelho, que se situa numa zona calma e rica pela sua história, gastronomia e costumes.
Com uma localização de excelência, encontra-se a 23 km de Beja, a 100 km de Sines, a 86 Km de Espanha, a 150 km de Faro, Capital da Região Algarvia e a 157 km de Lisboa, Capital de Portugal.
O Património edificado de Ferreira do Alentejo é bem interessante, com uma forte componente religiosa, incluindo a Igreja Matriz (do século XVI), as Igrejas de Nossa Senhora da Conceição (que possui uma imagem da padroeira que acompanhou Vasco da Gama na descoberta do caminho marítimo para a Índia e azulejos únicos do século XVII), a qual por motivos de segurança se encontra exposta na Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia (do século XVI, ostentando o bonito pórtico Manuelino da demolida Capela do Espírito Santo), a Capela do Calvário, ou a Capela de Santa Maria Madalena, considerado o ex-libris da vila de Ferreira do Alentejo.
Trata-se de uma pequena Igreja com uma arquitetura singular.
As paredes exteriores desta estrutura cilíndrica apresentam pedras negras, cravadas ao natural, que assinalam a versão bíblica do lançamento de pedregulhos pelo povo hebreu ao Salvador, durante a via-sacra e o caminho do Calvário.
- IGREJA DA MISERICÓRDIA/ MUSEU DE ARTE SACRA
- IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
- IGREJA MATRIZ OU DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO
Apesar das sucessivas remodelações que sofreu ao longo dos anos, a Igreja Matriz ou de N.ª Sr.ª da Assunção, já mencionada em documentos do século XIV, apresenta na sua fachada principal uma interessante porta encimada pelo símbolo dos cavaleiros da Ordem de Santiago do Espada, patronos desta vila a partir do século XIII.
CAPELA DO CALVÁRIO OU DE SANTA MARIA MADALENA OU IGREJA DAS PEDRAS
MUSEU MUNICIPAL
Espaço dedicado ao estudo, divulgação e conservação de bens culturais que representam o modo de vida do concelho.
Destaque para a coleção de arte sacra da antiga Igreja da Misericórdia.